e-learning

by

A aprendizagem em e-learning passou a fazer parte do nosso dia-a-dia. Há muitos anos que o mundo se tem vindo a digitalizar. Mas nestes últimos dois anos, o salto foi maior do que o normal. A nossa forma de trabalhar e estudar teve que se alterar muito rapidamente.  Foi nesta altura que vieram à tona as falhas nas faculdades, empresas, etc.

A Hollow foi fundada exatamente na altura deste grande salto. Quisemos trazer inovação e um ambiente que tivesse o aluno como centro. Sabíamos que o e-learning vinha para ficar.

Pesadelo para muitos e sonho para outros, o e-learning têm as suas estratégias para ser bem aproveitado. Vamos dar-te algumas dicas para que possas tirar o melhor partido do e-learning.

Tirar apontamentos

Nas aulas online tiras apontamentos? – Provavelmente a resposta foi não. Esta é a primeira falha, e a mais usual no método e-learning.

Nas aulas presenciais, certamente tendes a tirar notas. Estes apontamentos são úteis para fazeres a tua análise da matéria. Sendo que escrever também ajuda à memorização.

Então porque não tiras notas no estudo online?

A resposta está no facto de teres acesso imediato ao método de suporte da aula (ex: powerpoint, etc). Dá uma falsa sensação de segurança, pois muitas vezes nem tudo o que é dito está na apresentação da aula.

O ideal é que comeces a ter o hábito de escreveres notas esquemáticas da aula. Tirares apontamentos regulares do conteúdo, vai melhorar muito a tua aprendizagem em e-learning.

Grupo de estudo

Estudar em conjunto é bom para a aprendizagem e-learning. A pares ou em grupos maiores vais conseguir aprender mais. Na troca de ideias surgem questões e soluções, que não terias sozinho.

Para além disso, podem motivar-se mutuamente. Criar pequenos objetivos que pretendem atingir em conjunto, vai gerar alguma competitividade saudável.

Planear

Outra técnica que deves usar para melhorar a aprendizagem e-learning, é o planeamento de atividades. Este ponto é de extrema importância quando estás a estudar em casa. Num ambiente de conforto vais ter a tendência a distrair-te com mais facilidade.

Teres uma lista de tarefas diárias que pretendes cumprir e um horário, vai dar-te motivação. Ao cumprires cada um dos objetivos que definiste para o dia vais sentir-te produtivo. Esta técnica não vai só melhorar o e-learning, mas também a pontualidade e a produtividade.

Para aplicares o planeamento como um pro, podes definir prazos e lembretes para teres uma melhor gestão.

Deixamos aqui algumas dicas que te podem ajudar com a tarefa de planeamento.

Como vimos a reforçar, sabemos a importância crescente do e-learning. Por isso, produzimos as nossas aulas sempre a pensar nos nossos alunos. Temos sempre em mente estas dificuldades e a necessidade de adaptação.

Nós focamos o e-learning em ti! Por isso subscreve a Hollow e estuda como um pro!

 

(Visited 31 times, 1 visits today)

One Reply to “Estratégias de Aprendizagem em E-Learning”

  1. Dicas Para Conquistar diz:

    Aqui é a Manuela Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close Search Window