ouvir música ajuda a estudar

by

Muitas pessoas dizem que a música as ajuda a concentrar enquanto estudam. Por outro lado, algumas pessoas têm dificuldade em concentrar-se com ruído de fundo. Ouvir música ajuda a estudar?

Deste modo, podemos perceber que a música afeta as pessoas de forma diferente, e por isso não é possível dar um “sim” ou “não” definitivo.

Continua a ler o nosso artigo e descobre os prós e contras de estudar com música.

Prós

Dá motivação

Quantas pessoas colocam música para conseguir ter entusiasmo para treinar? No estudo é igual! Depois de um longo dia de aulas e trabalho, é preciso colocar a vibe certa para tirar o máximo de partido do estudo.

Estudos sugerem que a música ativa os centros de recompensa do cérebro. Ou seja, ouvires a tua música favorita pode dar-te a motivação extra que precisavas.

Melhora a memória

A música ajuda a estimular o cérebro. E tal como treinamos os nossos músculos, devemos treinar o nosso cérebro. Por isso, ouvir música, pode ser uma boa forma de exercitar as nossas funções cognitivas.

De acordo com alguns estudos, a música clássica ajuda à memorização e à realização de tarefas. Sendo assim, se tens dificuldades em reter informação podes experimentar ouvir música clássica.

Reduz o stress

Estudos demonstram que, de modo geral, a música ajuda a melhorar o humor. Os resultados sugerem que música relaxante têm efeitos psicológicos e físicos, no que diz respeito a hormona do stress.

Principalmente quando estudas disciplinas nas quais tens mais dificuldades, os níveis de stress vão aumentar. Nestes momentos, o ideal é colocares alguma música relaxante para trabalhares de forma mais eficiente.

Contras

Pode distrair

Apesar de alguns tipos de música te poderem ajudar a focar e memorizar, nem sempre é assim. Se estiveres a tentar resolver algum exercício de matemática ou estatística, que requerem um processo de pensamento elaborado, música muito rápida e/ou alta, pode prejudicar.

Se precisas de ouvir música para relaxar, mas ficas distraído, o melhor é ouvires durante os intervalos de estudo.

Diminui a compreensão

Certos tipos de música podem afetar a capacidade de absorção da matéria. Ouvir música rápida enquanto se tenta estudar um texto em inglês, não é a melhor conjugação.

Para evitares este problema, o ideal é recorrer à música clássica com um ritmo lento.

Concluímos assim que, o benefício de ouvir música durante o estudo vai depender de tipo de aluno e do seu estilo de aprendizagem. Porém existem estilos musicais preferenciais, que segundo os estudos têm uma maior probabilidade de ajudar.

Segue o nosso blog para mais dicas úteis!

 

(Visited 171 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close Search Window