
A pressão da mudança de curso, pode ser avassaladora.
Aqui no blog já falamos sobre o facto de poderes não gostar do teu curso atual. Demos-te estratégias para perceberes se realmente estás no curso certo.
Mas, e se descobrires que afinal, não te sentes no caminho certo? Queres mudar de curso, mas não sabes como lidar com a pressão?
Nós vamos dar-te dicas para conseguires lidar com a pressão da mudança de curso.
Sente-te seguro/a
O futuro é teu, e se sentes que não estás no percurso certo para ser feliz, então deves fazer algo para mudar isso. O mais importante é que tenhas feito uma avaliação ponderada daquilo que queres para ti.
Se tiveres os teus argumentos e objetivos bem definidos, vais sentir que consegues fundamentar bem as tuas escolhas. Não tens nada a provar aos outros, porém deves sentir confiança no que diz respeito às tuas opções.
Tudo é aprendizagem
Grande parte da pressão que se sente ao tomar a decisão de mudar de curso, vem da sensação da perda de tempo. Vemos os anos a passar, e pensamos que já vamos tarde para mudar o nosso rumo.
Começamos a questionar os anos e dinheiro investido, e aí surge a dúvida. Contudo, apesar deste ser um sentimento válido, temos de ver para lá dessa barreira. Na verdade, não estás a desperdiçar tempo, tudo o que aprendeste vai ficar contigo. Podes mudar para um curso muito diferente, mas certamente vais sempre aplicar algumas das capacidades que aprendeste.
Cada área que aprendas vai alargar-te os horizontes, e por isso vais ser uma pessoa mais bem preparada e adaptável.
Descobre o caminho de fuga
Uma ótima forma de tirares parte da pressão, é não te sentires encurralado/a. Ou seja, quando sabes quais são os procedimentos para mudar de curso, vais sentir que já há uma luz ao fundo do túnel.
Existem caminhos alternativos para quem quer mudar de curso, e por isso podes ter a tua vida facilitada, o que de certeza que vai ajudar a aliviar o stress.
Uma conversa honesta ajuda
Chegamos à parte que muitos consideram a mais difícil, contar aos pais. E agora, vou mudar de curso, mas como conto aos meus pais?
Nesta parte, surge um friozinho na barriga. Acima de tudo sentimos medo de desiludir. Portanto é aqui que compensa todo este trabalho de reflexão que fizeste até agora.
Tu melhor do que ninguém conheces os teus pais, por isso sabes a melhor forma de os abordar. Esta é a altura para uma conversa madura e honesta. Afinal de contas fizeste uma decisão pensada e é isso mesmo que lhes vais mostrar.
Podes começar por explicar o porquê de não te identificares com o atual curso, e de que modo é que te identificas com a tua outra opção. Se são os teus pais que te pagam as propinas, e sentes que esse encargo prolongado pode ser pesado para eles. Uma forma de os compensares é arranjando um trabalho em part-time, que te permita ajudar com o pagamento das propinas.
No fim de contas, os teus pais querem a tua felicidade, e por isso se mostrares que descobriste o teu caminho eles vão apoiar.
Esperamos que estas dicas tenham sido úteis, e te ajudem neste momento importante.
No nosso blog poderás encontrar mais dicas para o teu dia-a-dia.
📸 Unsplash
Last modified: Outubro 27, 2022