Pressão da Mudança de Curso

by

A pressão da mudança de curso, pode ser avassaladora.

Aqui no blog já falamos sobre o facto de poderes não gostar do teu curso atual. Demos-te estratégias para perceberes se realmente estás no curso certo.

Mas, e se descobrires que afinal, não te sentes no caminho certo? Queres mudar de curso, mas não sabes como lidar com a pressão?

Nós vamos dar-te dicas para conseguires lidar com a pressão da mudança de curso.

Sente-te seguro/a

O futuro é teu, e se sentes que não estás no percurso certo para ser feliz, então deves fazer algo para mudar isso. O mais importante é que tenhas feito uma avaliação ponderada daquilo que queres para ti.

Se tiveres os teus argumentos e objetivos bem definidos, vais sentir que consegues fundamentar bem as tuas escolhas. Não tens nada a provar aos outros, porém deves sentir confiança no que diz respeito às tuas opções.

Tudo é aprendizagem

Grande parte da pressão que se sente ao tomar a decisão de mudar de curso, vem da sensação da perda de tempo. Vemos os anos a passar, e pensamos que já vamos tarde para mudar o nosso rumo.

Começamos a questionar os anos e dinheiro investido, e aí surge a dúvida. Contudo, apesar deste ser um sentimento válido, temos de ver para lá dessa barreira. Na verdade, não estás a desperdiçar tempo, tudo o que aprendeste vai ficar contigo. Podes mudar para um curso muito diferente, mas certamente vais sempre aplicar algumas das capacidades que aprendeste.

Cada área que aprendas vai alargar-te os horizontes, e por isso vais ser uma pessoa mais bem preparada e adaptável.

Descobre o caminho de fuga

Uma ótima forma de tirares parte da pressão, é não te sentires encurralado/a. Ou seja, quando sabes quais são os procedimentos para mudar de curso, vais sentir que já há uma luz ao fundo do túnel.

Existem caminhos alternativos para quem quer mudar de curso, e por isso podes ter a tua vida facilitada, o que de certeza que vai ajudar a aliviar o stress.

Uma conversa honesta ajuda

 Chegamos à parte que muitos consideram a mais difícil, contar aos pais. E agora, vou mudar de curso, mas como conto aos meus pais?

Nesta parte, surge um friozinho na barriga. Acima de tudo sentimos medo de desiludir. Portanto é aqui que compensa todo este trabalho de reflexão que fizeste até agora.

Tu melhor do que ninguém conheces os teus pais, por isso sabes a melhor forma de os abordar. Esta é a altura para uma conversa madura e honesta. Afinal de contas fizeste uma decisão pensada e é isso mesmo que lhes vais mostrar.

Podes começar por explicar o porquê de não te identificares com o atual curso, e de que modo é que te identificas com a tua outra opção. Se são os teus pais que te pagam as propinas, e sentes que esse encargo prolongado pode ser pesado para eles. Uma forma de os compensares é arranjando um trabalho em part-time, que te permita ajudar com o pagamento das propinas.

No fim de contas, os teus pais querem a tua felicidade, e por isso se mostrares que descobriste o teu caminho eles vão apoiar.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis, e te ajudem neste momento importante.

No nosso blog poderás encontrar mais dicas para o teu dia-a-dia.

 

📸 Unsplash

(Visited 73 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close Search Window