by

Estudar faz parte do nosso dia-a-dia, quer seja para um exame ou para manter a matéria em dia. Por isso, o método de estudo que usamos é muito importante para o nosso sucesso. Contudo, muitas vezes damos por nós a ter que reler várias vezes o mesmo parágrafo, pois não conseguimos reter nada do que lemos. Isto pode dever-se a maus hábitos de estudo.

Com as seguintes dicas, pretendemos ajudar-te a conseguires melhorar o teu método de estudo.

Grupo de estudo

Quando estudas em grupo ou com um parceiro, isso vai ajudar-te a ter uma perspetiva diferente sobre a matéria.

Muitas vezes, os parceiros de estudo têm uma forma de explicar diferente da dos professores o que pode fazer-te compreender melhor e ajuda também os teus parceiros, porque o cérebro aprender melhor ao ensinar.

Foi a pensar nas diferentes formas que cada pessoa tem de aprender, que a Hollow criou o seu método de estudo /ensino.

Material de estudo

Reunir bom material de estudo é um passo muito importante. Por isso, recolhe:

  • Os resumos que fizeste ao longo do semestre;
  • Powerpoints dados pelo professor;
  • Documentos auxiliares fornecidos durante as aulas;
  • Sites onde tenhas retirado matéria importante para os teus trabalhos.

Para te ajudar a estudar a Hollow, já faz esta recolha toda por ti. Reunimos toda a matéria do semestre, bem como exercícios e testes que podes usar para verificar se realmente compreendes a matéria dada.

Fazer pausas

Fazer pausas regulares, é um ponto relevante quando estás a definir o teu método de estudo. O cérebro precisa de tempo para processar e reter a informação. Sendo, por isso, essencial que se façam pausa de entre 10 a 30 minutos entre sessões de estudo. Deves aproveitar este tempo para recarregar baterias, fazendo atividades que te proporcionem energia. Deste modo, vais iniciar a próxima sessão de estudo com mais vontade de aprender.

Analisar Feedback

Analisar os testes e exercícios anteriores vai ajudar a que percebas que partes da matéria são mais difíceis para ti. Assim que percebes quais os conteúdos apresentam maior dificuldade podes focar a tua atenção nessa matéria. Isto porque, maior parte das vezes, o conteúdo está interligado, e se não perceberes uma parte, tudo o resto irá parecer mais difícil.

É por isso que, na Hollow, os cursos são divididos em conteúdos específicos de cada matéria, para que possas focar a tua atenção no que mais necessitas.

 

Concluímos por isso que existem muitas formas de melhorar o método de estudo. O importante é que análises a tua situação, e as tuas dificuldades, para conseguires melhorar os teus hábitos de estudo. Estudar não deve ser uma tarefa frustrante e exaustiva, mas sim uma forma de ganhar conhecimentos.

Lembra-te! – Bons métodos de estudo, conduzem a boas notas.

(Visited 90 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close Search Window