combater a procrastinação

by

4 passos simples para combater a procrastinação

Sabemos como a procrastinação pode afetar muito o teu dia-a-dia. É uma constante bola de neve, que gera frustração e ansiedade. As razões que levam a procrastinar podem ser muitas, mas todas elas terminam com a mesma sensação de estarmos a desperdiçar o nosso tempo.

É por isso que te queremos ajudar a combater a procrastinação, através de hábitos fáceis e rápidos.

1.Planeia o teu dia

Este plano não precisa de ser feito com muito antecedência. Podes optar por, no final de cada dia, tirar alguns minutos para planear as atividades que tens de realizar no dia seguinte.

Para facilitar o teu planeamento podes dividir as atividades por níveis de importância da seguinte forma:

-Tarefa principal que precisas de fazer durante o dia;

-Atividades diárias que não podes deixar de fazer como: passar tempo com a família, fazer exercício, etc;

-As restantes atividades que queres realizar.

Desta forma, todas as principais tarefas que tens de realizar no dia têm um maior destaque e mais tempo atribuído, evitando assim que procrastines.

2.Foca-te na próxima atividade

Esta dica passa por te focares na próxima atividade que tens para fazer.

Grande parte das vezes temos tendência a pensar na tarefa no global, e isso faz-nos sentir cansados e desmotivados.

O segredo está em pensar na ação, por muito pequena que seja, que te vá fazer avançar na realização da tarefa global. Estas pequenas tarefas são mais facilmente exequíveis, e vão transmitir a sensação de que estás um passo mais próximo da conclusão.

De repente vais dar por ti a fazer uma cascata de ações que te colocam cada vez mais perto da conclusão do teu objetivo.

3.Reduz o número de decisões

Esta dica vai muito de encontro á primeira que te demos. Ao longo do dia, vais ser confrontado/a com várias decisões que acabam por te cansar.

Se acordares e tiveres de iniciar o teu dia a decidir tudo o que vais ou não fazer, vais acabar por procrastinar.

Para evitar esta avalanche de decisões durante o dia, deves criar hábitos para determinadas atividades. Por exemplo, podes selecionar os dias da semana em que vais treinar, optar por escolher as roupas na noite anterior, etc.

Estes são apenas alguns exemplos de truques que podes usar para diminuir o número de decisões que tens de fazer durante o teu dia-a-dia. Vais ter muito mais energia para fazer as coisas que realmente são importantes para ti.

4.Tens duas opções

Outro método para ultrapassar as crises de procrastinação, passa por fazeres um ultimato a ti próprio/a. Terás duas opções, ou realizas a tarefa que tens de executar ou então não podes fazer mais nada.

Por exemplo, se tiveres de preparar uma apresentação, mas estás a adiar infinitamente esta tarefa, então podes decidir não fazê-la. Porém não podes fazer mais nenhuma atividade que gostes. Ou seja, nada de telemóvel, computador, ler, ver televisão, etc. Vais ter de optar por fazer a apresentação ou então ficar a olhar para as paredes.

O objetivo deste método é deixar-te tão entediado/a, que a possibilidade de fazer a apresentação até vai parecer uma boa ideia.

Para além disso, o tempo que passas a realmente não fazer nada dá-te tempo para focar e ganhar clareza.

Já te sentes pronto/a para combateres a procrastinação?

Para mais dicas como esta, segue o nosso BLOG!

(Visited 84 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close Search Window