Como criar um horário de estudo?

Aulas. Família. Namoros. Amigos. Tempo para ti. Como é que é possível conseguires estudar quando tens tanta coisa para fazer? Garantimos-te que é possível! Como? Vê estas dicas:

  • Gestão do tempo: define logo quanto tempo vais precisar para cada disciplina e quanto tempo livre tens diariamente. Assim poderás visualizar mais rapidamente quais as tarefas que te vão ocupar mais tempo e quais os melhores dias para te dedicares a elas.
  • Estabelece objetivos realistas: claro que seria muito bom teres um 20 ou mesmo um 19. Mas será que tu, que és aluno de 13 consegues lá chegar de um dia para o outro? O sucesso é como um prato servido em pequenas doses. Começas com uma dose agora, mais uma no outro dia e assim por diante. É melhor definires que pretendes ter um 14 ou 15 e ir aumentando a escala do que impores a ti mesmo objetivos demasiado inalcançáveis no momento, o que só contribuirá para aumentar a tua frustração.
  • Escolhe o melhor método para cada disciplina: Se percebes melhor Estatística fazendo exercícios, por que insistes em estudar Estatística a ver vídeos como fazes para Macroeconomia? O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Com as disciplinas é a mesma coisa. Varia os teus métodos de estudo para veres quais os mais apropriados para cada disciplina. Assim aumentas a tua possibilidade de sucesso e diminuis o risco de te aborreceres enquanto estudas.
  • Prepara-te para imprevistos: Teres um horário de estudo previamente planeado, garante que aproveitarás o teu dia da forma mais produtiva possível. Contudo, prepara-te para imprevistos, portanto trata de garantir que não deixas tudo para a última hora – daí se tão importante que sigas o teu horário o mais à risca possível. Só assim evitarás o stress e a preocupação quando surgir algum imprevisto que te possa afastar por momentos do que tinhas planeado fazer.

One Reply to “Como criar um horário de estudo?”

  1. […] gestão do teu tempo para cumprires tudo o que necessitas. Neste planeamento, não incluímos só a organização do tempo de estudo, mas também de atividades de lazer e rotina […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

(Visited 356 times, 1 visits today)
Close Search Window