curso certo

by

Já todos nos questionamos: É este o curso certo para mim? E se não for o que faço? Essas dúvidas podem surgir por diversos motivos. Por vezes são as saídas profissionais que nos deixam inseguros, outra vezes algumas cadeiras que não gostamos ou que sentimos que são mais difíceis.

É importante que gostes do que estas a estudar, não só pelo teu sucesso académico, mas porque a tua felicidade deve ser uma prioridade para ti. Por isso vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

1. Indecisão

Se estás indeciso/a sobre o teu curso deves, antes demais, pensar de onde surgiu essa sensação de dúvida.

Como já frisamos, os motivos que te podem levar a questionar a tua escolha são vários. Portanto, para te ajudar a clarificar, sugerimos que penses de forma inversa. Começa por enunciar tudo o que te levou a escolher o curso. Desta forma vais relembrar o que é realmente importante para ti.

Por exemplo, podes passar por cadeiras que não gostas, e ficar desmotivado/a, mas se gostas do curso no âmbito geral, então faz sentido que continues. Por outro lado, se não te identificas com a base do curso, talvez devas pensar noutro caminho.

2. Entusiasmo

Quando falas de algo que gostas tens um brilho nos olhos certo? Sentes esse entusiamo quando falas do teu curso?

Sentir felicidade e entusiamos quando falas da tua escolha, é um ótimo sinal de que escolheste o bom caminho.

Se, no entanto, tudo o que sentes é cansaço e incerteza, e tens até dificuldade em defender a tua decisão, há que repensar se os motivos que te levaram ao curso ainda se mantêm presentes.

3. Frustração

A frustração começa, normalmente, numa fase mais avançada do curso, quando começas a ter mais contacto com o âmbito profissional. Se já estiveres a trabalhar na área, e não estiveres a gostar, deves experimentar vertentes diferentes.

Cada curso tem várias saídas profissionais, e por isso é ideal que experiencies várias realidades. Deste modo vais conseguir perceber o melhor caminho para ti. O mundo profissional é muito vasto, sendo que por isso tens a possibilidade de conseguir personalizar o teu percurso para o sucesso.

 

Gostavas de saber o que fazer caso queiras mudar de curso?

Deixa um comentário em baixo, e nós prometemos responder a esta questão e outras que queiras colocar.

No blog da Hollow encontras dicas úteis para a tua vida académica.

 

(Visited 50 times, 1 visits today)

3 Replies to “Gosto do curso que escolhi?”

  1. […] no blog já falamos sobre o facto de poderes não gostar do teu curso atual. Demos-te estratégias para perceberes se realmente estás no curso […]

  2. Clara diz:

    Gostava de saber como lidar com a pressão (principalmente dos pais) acerca de uma mudança de curso…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close Search Window