by

Cada vez mais o tempo parece insuficiente para realizar todas as tarefas, objetivos e sonhos que temos. Vivemos num intenso dilema entre cumprir com as nossas responsabilidades diárias e termos momentos de lazer e descontração. Diante de um mundo quase que interligado e que nos oferece diversas opções e distrações, a chave para o sucesso é algo simples mas difícil de ser implementado em nossas vidas: o equilíbrio. 

 

A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é primordial para que consigamos atingir nossas metas, propósitos e materializar desejos pessoais. Atualmente, diante de tantas possibilidades em relação à nossa vida pessoal e profissional, sabermos aquilo que gostamos e damos valor e estar aberto a novas experiências é a chave para termos qualidade de vida, alcançarmos metas e gerir nossas expectativas quanto ao futuro. 

É muito importante que possamos nos basear a partir do conhecimento que temos acerca de nós mesmos e da nossa relação com o mundo. Em que áreas somos bons e devemos buscar aperfeiçoamento e, por outro lado, em que aspetos não temos tanta desenvoltura e que poderíamos melhorar. Além disso, sabermos definir o que é importante para si e o que não é.

 

Organização

Por vezes, quando pensamos em organização, tendemos a colocar nas nossas “to-do lists”, calendários ou planners somente a parte do trabalho. É evidente que a partir do momento que organizamos nosso dia e as coisas que temos de fazer, podemos melhorar nossa produtividade e eficiência e, também, evitar a procrastinação. 

No entanto, não podemos deixar de incluir no nosso dia momentos de lazer e de distração! Seja um momento para ver algum filme, ler um livro ou até mesmo sair com amigos. Faça uma análise de como os seus dias são organizados. Vais perceber que devem haver momentos de pausa, momentos de lazer e, é claro, momentos para estar totalmente focado em alguma atividade importante. 

A junção do autoconhecimento e organização podem ser a chave para uma vida mais equilibrada e mais produtiva.

 

Lidar com situações que estão fora do nosso controle

Eventualmente, nos prendemos a situações passadas ou futuras que estão totalmente fora do nosso controle. Além de não podermos mudar essa situação, desprendemos tempo e energia que poderiam ser usados em coisas que realmente podemos mudar. Aceitar que algumas não podem ser mudadas no momento e focar-se nas que realmente temos o poder de alterar é uma tarefa árdua mas muito recompensadora no longo prazo. 

 

O poder da flexibilidade

Exercite a flexibilidade para que não se sinta pressionado quando não conseguir finalizar uma tarefa ou atingir as metas propostas. Há dias em que estamos mais inspirados para trabalhar mais, portanto, compense os momentos em que você optar por não fazer nada.

Olhe para a sua agenda e tente aplicar nela a mesma flexibilidade das suas atitudes. Torne os momentos em casa e no trabalho mais produtivos, felizes e recompensadores. Encare os momentos com mais leveza e evite se aborrecer por causa daquilo que é imutável.

A prática destes pontos nos leva a ter uma vida mais leve e mais produtiva, com tempo necessário para descanso, lazer e estudo. O começo pode parecer um pouco complicado, mas sendo flexível, organizado e aprendendo que nem tudo está em nossas mãos pode nos levar a ter uma vida muito mais saudável e tranquila.

 

Um exemplo perfeito de equilíbrio é o website da Hollow, onde poderá encontrar ferramentas que vão te ajudar a estabelecer uma rotina de estudos super eficiente, ao mesmo tempo que garantirá boas notas nos exames. Para saber mais aceda em: www.hollow.pt

(Visited 488 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close Search Window