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Quando estamos na faculdade a tentar equilibrar a nossa vida académica com a nossa vida social, e por vezes até laboral, damos por nós a descuidar certos aspetos devido ao cansaço. Queremos conseguir conciliar as aulas- que começam cedo-, com os treinos, as saídas com os amigos e o estudo para exames.

É essencial que não cheguemos ao ponto de exaustão para evitarmos problemas que podem ser tanto mentais, emocionais ou até físicos. Presta atenção aos seguintes sinais de que podes estar a sofrer de privação de sono.

Ansiedade

Sentir ansiedade pode acontecer em várias fases da vida e por diversos motivos, porém esta não deve ser constante e sem explicação. É natural, que por exemplo, a época de exames seja uma fase que coloque mais pressão e ansiedade, contudo é importante refletires se essa ansiedade é fundamentada- “Não compreendo bem a matéria?”, “Preciso de ajuda a estudar?”,” Tenho dificuldades no curso?” – estas são perguntas que te deves colocar para esclareceres o fundamento dos teus receios.

Caso não consigas identificar nenhum motivo para o teu estado emocional, este pode então estar ligado com a falta de sono REM (estado de sono mais profundo), o que vai afetar a tua capacidade de pensamento crítico e aprendizagem, bem como a tua saúde mental.

Adormecer

Adormecer com facilidade parece, aparentemente, um fator positivo, porém pode ser um sinal de cansaço extremo, devido ao facto de não estares a dormir o suficiente. Isto pode afetar muito o teu desempenho nos estudos pois estás sempre a adormecer durante as aulas, sessões de estudo, etc.

Desidratação

É do senso comum que não podemos beber muita água antes de ir para a cama pois, provavelmente, iremos ter que nos levantar a meio da noite. Mas sabias que não dormir bem pode cau

sar desidratação?

Isto está ligado ao facto da hormona responsável por prevenir a desidratação, ser negativamente afetada quando o sono é interrompido prematuramente.

Dificuldades de concentração

Se notas que estas a ter dificuldades em manter o foco e a concentração, possivelmente é um sinal de que os teus padrões de sono não estão bem. Atividades como estudar, resolver exercícios de lógica, etc, vão ser mais difíceis de executar. O teu corpo não consegue funcionar no seu melhor se não descansares como deves.

Para melhorares a qualidade do teu sono podes tomar alguma das seguintes atitudes:

  • Usar persianas ou cortinas escuras para garantir que não entre luz;
  • Temperatura ambiente adequada (ter o quarto devidamente aquecido ou arejado para garantir uma boa qualidade de sono);
  • Utilização de chás calmantes ou suplementos naturais que ajudam ao relaxamento.

Além destes pontos, organizares os teus horários (de forma a conjugar todas as tuas atividades diárias) e teres estratégias de estudo, são bons métodos a seguir para puderes ter tempo para fazer tudo aquilo que é importante para ti.

O cansaço não tem que fazer parte da tua vida, com equilíbrio podes atingir todos os teus objetivos. Sempre com o apoio da Hollow, claro!

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