Dicas para teres sucesso nos exames

Os exames, a altura mais temida por qualquer estudante, seja ele universitário ou não. Aquele momento onde fez o enunciado à tua frente, onde sentes a ansiedade, a pressão para teres um bom resultado – ou mesmo a pressão apenas para te safares naquela disciplina. Viras a folha e parece que tudo o que sabias se varreu automaticamente do teu cérebro, enquanto olhas em pânico para as perguntas a que tens de responder.

Pois na Hollow estamos decididos a ajudar-te e para isso trazemos-te algumas dicas preciosas para que os exames deixem de ser um pesadelo.

 

  • Estar com atenção nas aulas: Isto é crucial. Como é que queres aprender se essa mensagem no teu telemóvel, se o bilhete que o colega acabou de te entregar, se mesmo o que se passa na rua forem mais importantes que aquilo que o professor te está a dizer? Estar com atenção é fundamental não só para adquirires mais conhecimento, como ainda para passares uma postura de maior interesse aos olhos do teu professor. Faz anotações e aponta todos os pontos que te pareçam relevantes. Isso é primeiro passo para te saíres bem nas frequências e nos exames.

  • Esclarecer dúvidas: Seja com o professor ou com os colegas, é fundamental esclareceres as tuas dúvidas para garantires que não há pontas soltas na informação que recebes. Além disso, muitas vezes é mais fácil estudar com alguém que esteja a passar pelas mesmas coisas que nós e, nesse sentido, os colegas são o teu melhor apoio. Tens um colega que percebe imenso de Estatística? Pede-lhe ajuda! Quem sabe se não começas aí mais uma boa amizade?

  • Praticar, praticar, praticar: Não vale a pena dizer mais. Não é por fazeres apontamentos e esclareceres dúvidas que vais chegar ao exame e conseguir nota máxima. É necessário praticar várias vezes, para garantires que os teus conhecimentos estão bem consolidados. Particularmente em disciplinas ligadas à Matemática, a variação e prática constante de exercícios possibilita ao estudante deparar-se com novos enunciados e, assim, adaptar-se a novos tipos de dificuldade.

  • Sê autónomo: Não te deixes levar pela procrastinação. Cria em ti mesmo bons hábitos de estudo e verás que é muito mais fácil e prazeroso aprender quando tens os trabalhos de casa em dia e o estudo organizado.

  • Evita a privação do sono e uma alimentação deficiente: É muito importante dormires bem, principalmente nas noites que antecedem provas importantes. Ao descansares, darás ao teu corpo uma pausa merecida e permites ao teu cérebro reter informações. Uma boa alimentação irá ajudar-te a estares com maior energia e disposição para começar o dia e todos sabemos como isso é um bom ponto de partida para que o teu dia corra bem.
  • Mantém a calma: Chegou o dia do teu exame. Estudaste, esclareceste as tuas dúvidas, dormiste e comeste de forma saudável e não procrastinaste. Mas chega a hora de começar o exame e puff… Varreu-se tudo do teu cérebro.

Tem calma! É comum que a ansiedade te faça pensar que não sabes responder a nenhuma pergunta. Que te faça duvidar dos teus métodos de estudo e mesmo do teu valor. Quando assim for, respira fundo, fecha os olhos por um instante e volta a ler o enunciado. Sublinha os pontos importantes e lembra-te: tu sabes isto. Tu praticaste para isto. Mantém o foco e mostra o que vales!

Com estas dicas, estamos certos de que tens tudo para ter um bom resultado nos exames e arrasar. E na Hollow sabemos que irás arrasar!

One Reply to “Dicas para teres sucesso nos exames”

  1. Dicas Para Youtube diz:

    Aqui é a Manuela Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

(Visited 106 times, 1 visits today)
Close Search Window