Cada vez mais o tema da saúde mental dos estudantes no Ensino Superior tem se tornado mais debatido. A pandemia da COVID-19 trouxe uma piora significativa na saúde mental dos estudantes, cerca de 55% dos alunos indicaram uma piora, de acordo com um inquérito realizado pelas Associações e Federações Académicas de âmbito nacional.
Além disso, 53% dos entrevistados apontaram ter indícios de problemas do foro mental graves e 28% tiveram que tomar medicação. Apesar disto, apenas 17% dos inqueridos procuraram ajuda especializada na área da saúde mental, uma porcentagem muito baixa dada a gravidade da situação e suas possíveis consequências.
E porque este número é tão baixo?
Existe ainda um estigma em relação a procura de apoio psicológico por grande parte da população, que enxerga que este tipo de apoio é necessário apenas para “loucos” e que pessoas “normais” não sofrem de problemas/doenças mentais. Este estigma provém da falta de conhecimento necessária sobre o assunto e reflete de forma direta nos indivíduos que precisam de ajuda, mas se recusam a procurar devido a preconceito e vergonha.
Possíveis causas e efeitos de transtornos psicológicos na universidade:
Carga horária excessiva 🡪 Desencadeia a privação de sono e de vida social, fatores que afetam a saúde mental.
Ambiente de competição 🡪 Todos precisam atingir os melhores resultados possíveis, atrás de colocação no mercado de trabalho, gerando insegurança.
Perda de referência e falta de significado 🡪 Momentos onde o estudante não vê sentido no que está aprendendo, causando perda de motivação e preocupação em relação ao futuro.
Não podemos esquecer de destacar que todos estes problemas já existiam muito antes da COVID-19, a pandemia apenas amplificou e tornou midiático todas estas causas e efeitos.
E qual a solução?
É necessário que as Universidades tomem um papel ativo em relação a este problema, fornecendo um maior apoio psicológico aos seus estudantes e fomentar com que os mesmos busquem esse apoio. Sempre lembrando que não existe apenas o lado dos que buscam apoio, é necessário mostrar ao “outro lado” que o apoio psicológico é algo normal e necessário para qualquer tipo de pessoa. É necessário normalizar a conversa sobre saúde mental no ambiente universitário, quebrando assim o tabu acerca do tema.
Para finalizar, deixo aqui uma frase do celebre C. G. Jung:
“O principal objetivo da Terapia Psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade”
A Hollow é uma plataforma 100% digital que traz ferramentas que facilitam o desempenho académico e otimizam os estudos, além de fornecer um ambiente virtual acolhedor que irá melhorar a saúde mental e diminuir o estresse dos estudantes universitários. Aceda em: www.hollow.pt
A Hollow é uma startup de educação, criada em 2020, com o sonho de ajudar estudantes a melhorar sua performance e desempenho no âmbito académico. Não somos apenas uma plataforma online de vídeo aulas. Queremos, acima de tudo, transformar a forma de aprendizagem dos estudantes, desenvolvendo um ambiente dinâmico e inovador que implicará uma experiência totalmente proveitosa e agradável.